Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Museu do Ipiranga reabre as portas

O Museu do Ipiranga foi o primeiro museu que eu visitei na vida. Minha mãe me levou, criança, para conhecer um museu e eu fiquei muito impressionado, primeiro, pelas estátuas ao longo da escada, depois, pela maquete da cidade de São Paulo, pela coleção de armas e, finalmente, mais do que todos, pela múmia que tinha exposta.

Voltei ao Museu do Ipiranga várias vezes ao longo da vida, inclusive para repetir com minhas filhas o ritual de minha mãe, anos antes, quando eu era criança.

O Museu é lindo, o prédio do museu é lindo, o parque em volta é lindo, o túmulo de D. Pedro I é lindo. Cenário que valoriza a homenagem e a homenagem é importante: estamos falando da independência do Brasil.

A razão de ser do museu, do parque e do túmulo do nosso primeiro imperador é homenagear o “Grito do Ipiranga”, o Sete de Setembro de 1822, quando o Brasil se libertou de Portugal para se transformar no único império sul-americano, sob o comando de um homem diferenciado, capaz de transformar uma enorme área territorial mais ou menos entrelaçada numa nação estruturada, coesa e até hoje unida em torno de princípios e valores que dão a liga para o quinto maior país do planeta.

Durante os últimos anos, o Museu do Ipiranga foi relegado quase que ao esquecimento, foi mais ou menos apagado da vida cultural paulista. O prédio ficou sem manutenção, o acervo foi meio abandonado, até que o bicentenário da Independência bateu às portas da nação.

O susto foi grande e a vergonha maior ainda. Era preciso resgatar o Museu para honrar a história. Agora o Museu e seu entorno estão quase que completamente restaurados e até sete de setembro as obras devem estar concluídas. O complexo que será reaberto ao público recolocará a história em seu lugar e São Paulo terá mais um centro cultural maravilhoso.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.