Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A boçalidade de graça

O que leva alguém a atirar na cabeça de um ser humano que não o ameaça, ao contrário, está de mãos levantadas e colaborando com os bandidos? Foi o que aconteceu na Praça Beethoven, no Alto de Pinheiros.

Dois assaltantes emparelharam a moto com o carro dirigido pela vítima, anunciaram o assalto, a vítima não tentou fugir, colaborou, mas, mesmo assim, foi baleada na cabeça e morreu.

O que leva alguém a fazer isso? Atirar friamente na cabeça de uma pessoa rendida, sem condições de reagir, ou melhor, sem esboçar qualquer reação? Com certeza não é a crise, nem o desemprego, nem a fome, nem a desigualdade ou qualquer outro motivo de ordem social.

Uma coisa não tem nada ver com a outra. Justificar um assassino frio usando os milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade para a fome ou falta de moradia é desconsiderar essas pessoas e compará-las a assassinos, quando não é nada disso. Elas não têm qualquer relação ou ligação com atos covardes como esse. Estão na situação que estão não porque querem, mas porque o Brasil não lhes deu alternativa. Mas isso não significa que sejam criminosos. Não são e não podem servir de cortina de fumaça para justificar o injustificável.

Quanto ódio a pessoa que atirou carrega dentro de si! Quanta maldade gratuita, quanta violência destila dele! Existe gente cruel, gente capaz de cometer barbaridades inomináveis. A história da humanidade está cheia delas, mas também não justificam o que aconteceu no Alto de Pinheiros.

Crimes brutais como esse não podem ficar sem resposta, sem a apuração, identificação, prisão e condenação do assassino a uma longa pena, sem qualquer tipo de benefício ou progressão.

Meu amigo Renato Nalini diz que o Brasil prende muito e prende mal. É verdade, mas assassinos como esse não podem ficar soltos.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.