Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As mudanças climáticas dão o ritmo

O tempo está completamente louco, ou não, somos nós que enlouquecemos. Tanto faz, a ordem dos fatores não muda o resultado. A verdade é que o clima decidiu correr fora dos padrões humanos, estabelecidos há décadas, como se fôssemos capazes de ditar o ritmo do tempo porque tomamos conta do planeta.

Eu sei, nós somos insuportavelmente convencidos de nossas habilidades e competências. É tanta soberba que nos dizemos feitos à imagem e semelhança de Deus, como se tivéssemos a menor ideia de como o Criador se parece. Mais ainda, tem quem afirme que Deus é fiel, como se
numa relação entre a divindade e o humano coubesse a ela ser fiel a um animalzinho fraco, com pouco tempo sobre a terra, capaz de ser exterminado pela queda de um asteroide ou uma explosão nuclear. Porque até isso nós fizemos, criamos armas capazes de nos destruir.

Voltando para o começo, o clima decidiu que vai dançar no seu ritmo e o ritmo do clima não é necessariamente o nosso. Aliás, em função de nossas mazelas, raramente o clima e os seres humanos dançam no mesmo ritmo ou ao menos a mesma música.

Poderia pegar o furacão Ian que varreu os Estados Unidos e dizer que é a vingança divina contra os capitalistas. O problema é que ele visitou Cuba antes e cobrou caro a sua passagem. E Cuba é uma honesta ditadura comunista. Então o argumento está furado.

Mas o Brasil não é os Estados Unidos nem Cuba e a coisa aqui não está mais fácil. Ao contrário, frio fora de hora, chuvas fora de hora, tempestades fora de hora, enfim, o que se quiser fora de hora mostra que quem nada é o clima e que ele faz o que quiser.

O pior é que não tem nada que possamos fazer para mudar o jogo amanhã. Sobra aprender humildade pra mudar mais pra frente.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.