Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Não tem nada de fácil

Quem acha que Lula vai entrar na presidência navegando em mar de almirante não parou para olhar em volta ou não está bem-informado a respeito do Brasil e do mundo.

A coisa vai ser complicada e a complicação começa com o tamanho da “bomba” armada por Bolsonaro para tentar se reeleger e que vai custar bilhões de reais que estão fora do orçamento.

Além disso, a questão social brasileira não é fácil. De alguma forma, o Presidente terá que entrar de sola rapidamente nos temas da fome e dos moradores de rua. O país não suporta por muito tempo o drama que está montado e que se agrava diariamente em todas as regiões.

A fome é uma realidade que atinge milhões de famílias e sua sombra está se tornando um novo polo de exploração infantil, com crianças sendo alugadas para pessoas pedirem esmolas, carregando crianças no colo.

Quer dizer, o drama é ainda mais sério do que a fome dos que estão realmente passando fome. Ou do que a vulnerabilidade para a fome que atinge um número bem maior de brasileiros, que não passam fome diariamente, mas que estão sujeitos a sofrer seus efeitos.

O drama atinge crianças, que são alugadas para darem uma dimensão mais trágica a uma realidade brutal. Ou seja, a realidade da fome cria a realidade do aluguel das crianças, aumentando a tragédia que se abate sobre os menos favorecidos. É bom lembrar que ninguém aluga seu filho se tiver outra possibilidade de sustento.

Mas há mais, há muito mais. O mundo não vai ajudar o Brasil como aconteceu nos dois mandatos anteriores do Presidente Lula. A crise internacional é muito grave e pode ficar pior. Em tempos como este, é cada um por si. O Brasil não está bem na foto. O Presidente terá que resgatar nossa imagem e isso não vai ser fácil, nem vai custar barato.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.