Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Vai rolar muita água

Pra quem acha que vai ser fácil, que o Brasil já chegou lá e tá tudo certo, um pouco de ponderação não faz mal. As coisas não funcionam assim. Os estragos que assolam o mundo são mais graves do que a gente pensa e nossa situação não é de fartura e riqueza.

A coisa está feia. O custo da energia na Europa está na casa do chapéu e o inverno está aí. Não é só a Ucrânia que vai passar frio. Os europeus em geral não terão um inverno quente e agradável, como estão habituados. Ao contrário, as medidas de economia já estão sendo adotadas e vão doer no bolso e na autoestima.

A inflação também corre solta e os números para 2023 não são bonitos para a maioria das nações. Tem quem diga que o Brasil tem uma grande oportunidade e que a crise mundial é nossa porta para atravessar a linha que nos mantém no subdesenvolvimento.

Pode ser, mas para isso vamos precisar de gestão da sintonia fina e isso não é fácil num país completamente dividido como o nosso. Temos problemas sérios que precisam ser enfrentados com urgência. Miséria, fome, falta de moradia, falta de recursos para a saúde, educação deficiente e segurança pública não podem esperar até amanhã, mas não temos dinheiro para sanear todos os perrengues.

Escolhas terão que ser feitas e elas são difíceis. Quando o cobertor é curto, alguém fica com os pés de fora e, se puxar para o outro lado, descobre a cabeça.

Não tem como fazer milagres, até porque Deus não é pródigo em distribuí-los e não há razão para o Brasil ficar melhor do que os outros. Nós fizemos muita besteira, então é preciso acertar a casa para depois começar a querer sair da toca com a cabeça erguida. Ou vamos com jeito ou o santo cai do andor e ele é de barro.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.