Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Mitologia não é só história da carochinha

Tio Lula foi com certeza o homem mais forte que eu conheci. Era também, como costuma acontecer com gente com esta característica, uma das pessoas mais pacíficas e mais bem educadas de São Paulo.

Falava baixo, era respeitoso, mas, acima de tudo, era muito inteligente e ainda por cima fazia um dry martini de deixar os anjos com água na boca.

Era uma delícia ficar jogando conversa fora no seu sítio de Juquitiba. A conversa corria solta de dia, na piscina, e de noite, em volta do caldeirão de carvão na sala. Os temas eram os mais variados e tia Helene, sua mulher, tão inteligente e tão culta como ele, ainda por cima nos servia pratos maravilhosos, que aumentavam a sede e assim a noite ia longe.

Dentro de sua cultura impressionante, Tio Lula, por questões pragmáticas, tinha um lugar especial para a mitologia grega e, dentro dela, uma definição única para o néctar e a ambrosia, a bebida e a comida dos deuses servida para Zeus, o deus dos deuses, pelo eternamente jovem Galimedes, raptado pelo senhor dos raios, apaixonado pela sua beleza.

Segundo Tio Lula, se o céu existe – o que ele não tinha certeza porque nunca tinha estado lá – e se nele os deuses e as demais criaturas divinas se alimentam, então o néctar é chope e a ambrosia é pizza.

Qual chope e qual pizza são detalhes que ele desconsiderava, ou melhor, deixava em aberto. Tanto faz, sendo chope e sendo pizza, é néctar e é ambrosia, os detalhes são meros detalhes para fazer a bebida e a comida mais ricas e variadas e assim atender todos os gostos de todos os convidados para o banquete dos deuses. E para os humanos que bebem e comem as sobras nos bares e restaurantes da vida.

Cada um é cada um. Podem concordar ou não com as conclusões de Tio Lula, mas que tem pouca coisa melhor do que chope e pizza, disso ninguém tem dúvida. Se alguém tem, é porque ainda não provou.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.