Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Pai do Armando

Em 1975, eu desci o rio Amazonas de barco, pegando carona nas margens. Fomos, o Rodrigo Mesquita e eu, de Benjamim Constant, na fronteira com a Colômbia, até Manaus, numa viagem maravilhosa, a maior parte dela no barco do Guaraná Baré, que trocava mantas de pirarucu por cerveja Antarctica e tinha dois pinguins pintados na chaminé.

Por que estou lembrando disso? Porque, anos depois, batendo papo no escritório, descobri que o Guaraná Baré era do avô do Dr. Armando Char, um grande advogado e o melhor sócio que alguém pode ter. Eu sei por que ele é meu sócio há muitos anos.

Entre os presentes que o Armando generosamente me deu, seu pai tem um lugar especial, ao lado da mulher, Katya, e da filha, a Bia. Seu Durvalino era um homem diferente, especial, daqueles que riem com os olhos e olham gostoso para você.

Durante anos, tive o privilégio de bater longos papos com ele. Quando, por alguma razão, ele visitava o Armando e eu descobria que ele estava no escritório, ia para a sala do meu sócio, me sentava e deixava a conversa correr solta. O pai do Armando tinha histórias maravilhosas e ele contava com graça, transformando o mais banal em algo bom, ou divertido, ou suficiente para encompridar a conversa, até quando não tinha mais jeito e eu precisava voltar a trabalhar.

Para mim, ele sempre foi o “Pai do Armando”. Não me lembro de tê-lo chamado pelo nome nem uma única vez. Sempre nos tratamos com bastante proximidade, mas nunca o chamei de Seu Durvalino, mesmo quando fazia alguma pergunta ou comentário sobre o que ele contava.

O “Pai do Armando” morreu. Saiu desta vida para entrar na eternidade e reencontrar quem lhe era caro, quem ele amou. “Pai do Armando”, que a eternidade seja sua amiga. E você, meu sócio, bola pra frente. A vida segue.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.