Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Natal

Domingo é Natal. Numa época em que o mundo está de ponta cabeça e o Brasil rachado, tudo que precisamos é do Natal. De tudo o que o Natal representa. De sua mensagem seminal. De começo, encontro e recomeço. De paz entre as pessoas de boa vontade. De amor ao próximo, mesmo com o próximo distante, de reencontro e compaixão.

O Natal é o solstício do inverno europeu trazido para o solstício do verão sul-americano. Solstício é renascimento, é data mágica desde o princípio dos tempos, em todas as partes, no Egito, na Mesopotâmia, entre os Maias, com os Astecas e os Incas, na fria Britânia, em cerimônias místicas realizadas pelos druidas, na consagração da hóstia pelo nascimento do Cristo.

Natal é tempo de construção, de fazer, de edificar, consolidar alianças, abrir caminhos, descobrir novos rumos e plotar as antigas rotas. Tempo de conciliação e reconciliação, de mãos estendidas. De olhar amigo, de amor.

É tempo de reescrever histórias, de criar novas histórias e de não deixar morrer as antigas.  É tempo de entrega, de abrir o peito, reencontrar os amigos. É tempo de abrir a casa e repartir o pão.

É o tempo que o mundo necessita, que o ser humano necessita, que você e eu necessitamos para resgatar tudo o que foi perdido, que foi adulterado pela dureza afiada da vida e da morte nos últimos anos.

Natal é a noite que precede a madrugada de todas as possibilidades, dos presentes, da celebração da vida gerada no fundo de uma manjedoura numa gruta na periferia de Belém.

Ah, a pureza da criança nascida da virgem! O significado da redenção na história dessa criança feita homem. A remissão dos pecados! Das nossas falhas e das nossas faltas. E a grandeza do nosso perdão!

Ah, tudo que o Natal traz! Que a vida se reencontre na noite mágica!

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.