Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Futebol é coisa séria

Futebol é coisa séria, por isso deixei esta crônica para o começo de 2023. A derrota da seleção brasileira no Catar é muito mais visceral do que pode parecer. Tem “pré” e “pós” da maior gravidade, capazes de interferir no humor do país e modificar o óbvio, como se o óbvio fosse o contrário do contrário do avesso do mesmo lado.

Logo depois da desclassificação patética diante da Croácia, não era hora de entrar no tema, até porque seria um desabafo e não uma consideração mais elaborada. Depois, era Natal e fim de ano, de um ano complicado, com outro mais complicado ainda à frente.

Dizer que o que aconteceu não tem culpados é impossível. Tem culpados, sim. E o primeiro grande culpado não é ele, é ela, a CBF, a famigerada Confederação Brasileira de Futebol, uma das entidades mais complicadas de serem entendidas no país. Foi a CBF quem contratou o Tite para treinador. E foi aí que a vaca foi pro brejo, em 2018 e agora.

Tenho um amigo que diz que insistir no erro só serve para errar de novo. Foi o que aconteceu. A CBF errou ao contratar Tite para treinador em 2018 e insistiu no erro em mantê-lo depois da derrota na Rússia.

Não acredito que Tite seja má pessoa, ao contrário, ainda que com o vexame de fugir de campo deixando os jogadores órfãos depois da derrota para a Croácia, não acredito que ele seja má pessoa.
Mas ele já era um treinador ultrapassado, com ideias antigas, em 2018 e não melhorou nada, nem aprendeu nada com a derrota em 2018. O Brasil chegou no Catar com um técnico ultrapassado, uma seleção medíocre e a ilusão de que dava. Não deu, como era lógico que acontecesse.

Enfim, a vida segue e daqui três anos e meio tem outra copa. É hora de reformular tudo, entender o jogo e voltar a ser o Brasil que até 2002 encantava o mundo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.