Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

350 anos de São Francisco

[Crônica do dia 15 de setembro de 1997]

O centro velho de São Paulo me fascina faz muito tempo. desde quando entrei na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, eu ando de um lado para o outro, passeando por suas ruas, hoje decadentes, vendo as marcas da vida urbana nas fachadas dos prédios, alguns lindos, outros feios, a maioria sem muitos atrativos.

Ao longo destes anos eu fui adquirindo um amor todo especial por quatro conjuntos religiosos, todos marcos importantes na história de São Paulo: a igreja do Pátio do Colégio, a igreja de Santo Antonio, o mosteiro de são bento e o mosteiro de são francisco.

É normalmente num deles que eu entro, quando preciso falar com Deus. A igreja do Pátio do Colégio é o começo de tudo, e, suas linhas simples, mesmo tendo sido mal restauradas, me comovem, porque ali, há 443 anos, São Paulo começou humildemente sua caminhada em direção à metrópole que a cidade é hoje.

Santo Antonio é das igrejas mais antigas, e, tendo sido inclusive Sé, hoje fica escondida, pequena e mais mal restaurada ainda, na Praça do Patriarca.

Os Beneditinos chegaram em 1.598. do conjunto original não sobrou quase nada, mas as linhas germânicas do mosteiro e da igreja atual se impõe e dão paz no meio do centro alucinado.

Finalmente São Francisco… São Francisco, para mim, é a igreja da ordem terceira. Eu sempre preferi as casas menores e as linhas mais simples. elas me tocam mais fundo e por isso fica mais fácil falar com Deus.

São Francisco está completando 350 anos, sempre no mesmo local, mesmo tendo cedido o mosteiro original para a Faculdade de Direito.

Composto pelas duas igrejas e pelo mosteiro, é o conjunto mais complexo. E pela sua localização, o que chama mais atenção. São Francisco é lindo e é bom. É lá que a gente pega o pão de Santo Antonio e que tem a benção dos animais. Que outros 350 anos passem deixando São Francisco cada dia mais moço.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.