Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A estupidez não tem limite

Meu pai dizia que, se Deus limitou a inteligência, não limitou o contrário dela e é aí que mora a desgraça. Nunca o Brasil esteve numa situação tão dramática como nos dias de hoje. E o duro é que muito do que fazem tem como base a imbecilidade levada ao último grau pelas redes sociais, nas quais as pessoas acreditam sem pensar duas vezes.

Exemplo do nosso estágio de boçalidade é o ataque covarde a dois jornalistas do Estadão que estavam cobrindo os estragos causados pelas chuvas em um condomínio no Litoral Norte.

Três “condôminos”, sem noção de muita coisa e com certeza sem noção de respeito e educação, quando souberam que os profissionais eram do Estadão, foram para cima de uma repórter e de um fotógrafo, empurrando, derrubando, ameaçando e pasmem! acusando-os de serem comunistas. Seria patético se não fosse perigoso.

O Estado de S. Paulo pode ser chamado de tudo, mas de comunista é a primeira vez que ouço. Ou os três boçais não conhecem a história do jornal, nem tem maior familiaridade com seus editoriais, ou não têm noção do que seja o comunismo. Nunca leram as premissas do movimento, nunca ouviram falar nas “Internacionais Comunistas” promovidas por Moscou ou o que eles deliberaram.

Mais que isto, provavelmente, nunca viram um exemplar do “Manifesto Comunista” ou do mais famoso “O Capital”, de Karl Marx. Aliás, estou sendo generoso. Com quase certeza nunca leram nem as aventuras da Mônica, do genial Maurício de Souza, e também não sabem quem foi Monteiro Lobato.

É triste viver numa sociedade como a nossa e ver um país rico e generoso jogar suas chances pela janela. Mas o caso não pode ficar impune. Tem que jogar o peso da lei em cima deles três. A democracia que eles dizem que defendem garante a liberdade de cada um, dentro da lei.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.