Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A falta de limite da barbárie

O que leva um grupo de imbecis a jogar uma estátua de Brecheret da sua alta base para o chão?
O Largo do Arouche poderia ser um dos lugares mais bonitos da cidade. Ele e seu entorno tem um ar de cidade europeia, que se junta com a Praça da República, com o maravilhoso prédio da Secretaria da Educação fechando o jardim. Do outro lado, o Centro Novo e suas obras de arte arquitetônicas, começando pelo icônico Edifício Esther, cortam a vista, tapando o Centro Velho de quem está na Praça da República.

Essa região teve seus dias de glória. Eu me lembro de quando a Rua do Arouche, não faz tanto tempo, teve algumas das lojas mais finas da cidade e a avenida São Luiz, prédios com apartamentos deslumbrantes.

Hoje, a decadência é a marca registrada. As ruas sujas, maltratadas, com drogados deitados nas calçadas debaixo das marquises dos prédios não lembram nem de longe a época em que as lojas, agora com as portas fechadas e as paredes pichadas, eram das mais finas de São Paulo.

É feio e é triste andar pelo Largo do Arouche. Dos bustos dos acadêmicos da Academia Paulista de Letras sobrou um. Ninguém entende por que ele não foi furtado, como todos os outros. E sobrou a maravilhosa obra de arte “Depois do Banho”, do genial Brecheret.

Deitada em sua base, a grande estátua da mulher nua enfeita o Largo, tentando resgatar um pouco da civilização que se perdeu na sujeira e na decadência.

Decadência chama vandalismo e é isso que impera na região. O vandalismo mais estúpido e sem sentido, que, aliás, se espalha por outros pedaços da cidade, em estátuas pichadas, paredes pichadas, muros urinados e fezes pelas calçadas. Eu sei que o problema não é brasileiro. Mas ver a barbárie vencer é de cortar o coração.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.