Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ano complicado é complicado

Não tem jeito, ano complicado é complicado. E 2023 será um ano complicado. Aliás, já começou complicado e deve seguir na toada, dia após dia, ao longo dos meses.

Não é o Brasil, é o mundo. As coisas estão feias em todas as partes e as lideranças são tão ruins ou piores do que as nossas. Não vamos ter ilusões, o atual presidente está longe de ser uma unanimidade e mais longe ainda de ser um estadista, com visão abrangente, capaz de fazer o Brasil sair da encrenca em que nos metemos.

Se ele não atrapalhar já terá feito muito. Em todo o caso, é bom ele dar certo até porque, se não der, a conta será nossa. Isso mesmo, torcer para dar errado ou, mais ainda, ajudar a dar errado é uma tolice. Quem vai pagar a conta de um Estado completamente distorcido e desvirtuado é a população, que já não tem onde cair mais e segue sendo sugada por uma máquina perversa e incompetente.

Já temos problemas demais aqui dentro para alguém inventar algo novo. Não precisa. As tensões existentes são dramáticas e o apoio internacional foi fundamental para não sair dos eixos e enfrentarmos uma aventura golpista, levada a cabo toda errada, por alguém sem noção e que, por isso, fugiu para os Estados Unidos.

Se a encrenca fosse só nossa já seria difícil, mas o mundo está tão mal ou pior do que o Brasil. A razão? A falta de líderes competentes, capazes de dar o rumo para o povo. A falta de líderes não é exclusividade nossa. O mundo está carente e o que tem é da pior qualidade.

O resultado é a mediocrização do planeta. Você coloca tudo no liquidificador e não tem jeito, fica ruim. Como, lamentavelmente, não tem jeito de melhorar, vamos seguir piorando, num ano complicado.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.