Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O fim da Kombi

[Crônica do dia 6 de novembro de 2013]

Minha relação com a simpática Kombi, um pão de forma com 4 rodas, é antiga. Começa lá atrás, quando para se ir a Cananéia o melhor caminho era pelas praias do Litoral Sul.

Ainda não havia a Regis Bittencourt. A viagem era longa, difícil, sujeita à boa vontade das marés e outros imprevistos, atoleiros, tempestades, rios cheios, areia fofa e o mais que possa fazer de uma viagem uma aventura.

Meu pai e meus tios, Ruy e Júlio Salles, tinham casa em Cananéia para pescar robalo. Claro que pescavam outros peixes, mas o bom era pescar robalo.

O jeito de chegar lá era de Kombi. Aliás, duas Kombis, cordas, correntes e ferramentas para o que desse e viesse. A viagem levava até 18 horas e não era raro as Kombis rebocarem jipes encalhados no caminho.

Depois, no Guarujá, eu aprendi a dirigir na praia da Enseada, no volante da Kombi de meu pai. Que também era usada para piqueniques nas praias depois de Bertioga, onde eu guiava sozinho.

E evoluiu para o imenso terreno da “Usina” da Companhia Paulista de Laminação, de meu pai e meu tio Júlio Salles, onde, quando eu ia, passava a maior parte do dia dirigindo uma das Kombis da empresa.

Eu aprendi a guiar muito cedo e devo muito às Kombis. Depois vieram fuscas, DKW’s e Aero Willys, mas, no começo da história, lá estão os simpáticos pães de forma, com sua direção quase reta e o câmbio e o breque saindo do assoalho. O estepe ficava atrás do banco da frente e atrás tinham dois bancos, acessíveis por uma única porta, do lado do passageiro.

Eu sei que ela envelheceu. Mas o fim da produção da Kombi encerra um capítulo da história brasileira.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.