Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Bons serviços merecem recompensa

[Crônica do dia 10 de julho de 1998]

Faz alguns anos que entre os meus programas de fim de semana está pedalar pela cidade. Antes era pela Cidade Universitária, agora é pela cidade mesmo, porque a Cidade Universitária, nos domingos, não permite mais que os mortais comuns entrem nos seu parque, seja lá para o que for, ou quase assim.

Pedalar, como é óbvio, implica em se ter uma bicicleta, e se ter uma bicicleta, nos dias de hoje, implica numa série de situações, algumas complexas, outras nem tanto, que lhe permitam ter, além da bicicleta, a manutenção indispensável para que a maquininha movida a força humana desempenhe o seu papel.

Aliás, chamar uma bicicleta moderna de maquininha é só força do hábito. De verdade, a engenhoca incorpora tecnologias fantásticas, que nos levam a repensar a frase “reinventar a bicicleta”.

Quando eu comecei a pedalar, ainda sem saber se iria gostar do programa, minha primeira bicicleta era razoavelmente simples, com um câmbio de 18 marchas e mais nada.

Hoje, três bicicletas depois, a atual incorpora melhorias inacreditáveis, como quadro de alumínio, amortecedores dianteiros, amortecedor no banco, molas e espuma no banco, olhos de gato na frente, atrás, nas rodas e nos pedais, espelho retrovisor do lado esquerdo e, pasmem, computador de bordo.

É tecnologia para ninguém colocar defeito. E quem fez e faz tudo isto para mim é uma loja na rua Camargo, logo depois da avenida Vital Brasil, chamada Ciclovece.

Eles são ótimos, desde o preço que cobram pela primeira bicicleta, até os rolos todos que são possíveis de serem feitos para manter-se atualizado com o que existe de mais moderno no assunto.

O resultado é que já tem alguns anos que eu só levo minha bike lá, seja para trocar o pneu, que também fura, seja para comprar alguma coisa nova que melhore o meu desemprenho.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.