Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Cadê a chuva que molha?

No verão, nós pedimos pelo amor de Deus para parar de chover. No outono, nós pedimos pelo amor de Deus para chover. Será que o ser humano é incontentável? Será que tem sempre algum motivo para reclamar? Não, não é por aí.

No verão, as chuvas destroem pelo excesso. No outono, elas machucam pela falta. E, no meio, vamos tocando como podemos, porque não tem outro jeito. O barco navega de acordo com o vento.

Se o excesso de chuva faz a festa das águas, arrebenta a cidade, mata e destrói, a sua falta resseca os narizes, compromete a respiração, enche os hospitais com pessoas de todas as idades com problemas respiratórios. 

Para piorar, é a época em que as doenças do pulmão começam a pipocar. Então, além dos estragos causados pela secura do ar, tem também os estragos causados pelos vírus e bactérias que nadam de braçada no pó e na poluição.

Como tudo no mundo tem pelo menos dois lados, a secura do outono tem a contrapartida de criar os pores do sol mais bonitos do mundo. O por do sol visto da ponte da Cidade Universitária é de tirar o folego. O céu vermelho com a bola do sol no meio lembra o começo do mundo, ou viagens interplanetárias, nas quais as naves humanas correm para as estrelas, empurradas pela curiosidade dos astronautas transformados em semideuses.

Isso tudo para perguntar: cadê a chuva? Não dá para ficar tanto tempo com os índices de umidade tão baixos. Não tem nariz que resista, nem respiração que aguente. Se beber água melhora o desempenho global, não tem efeito sobre a respiração e a coisa piora quando se é alérgico e o remédio, em vez de aliviar, piora o quadro. 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.