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Será que elétrico é mais limpo?

A onda do momento é a eletrificação dos transportes. É uma revolução impressionante em relação ao motor a combustível fóssil.

A máquina é mais simples, sua instalação mais sofisticada, seu preço, no longo prazo, deve ficar mais barato e por aí vamos. Na base de tudo está a necessidade de não poluir, de estancar a sangria que envenena o ar e aquece o planeta.

A causa é a mais nobre de todas e, mais do que nobre, vital. Se não fizermos isso a chance da história acabar mal é concreta. E mais viável do que uma guerra atômica destruir a raça humana.

Tem também todo o interesse de grupos com interesse em ganhar rios de dinheiro investindo na nova tecnologia. Afinal, produzir de outro jeito gera toda uma cadeia que precisa ser preenchida e para isso são necessários investimentos milionários.

Hoje, carros híbridos e carros cem por cento elétricos têm vantagens reais sobre os carros a gasolina ou flex. Em São Paulo, por exemplo, são liberados do rodízio, o que não é pouca coisa numa cidade em que a locomoção é um nó que ainda não foi desatado.

Como sempre, ainda existem alguns problemas que dificultam a escolha e a troca, mas, com o tempo, eles devem ser equacionados. As pessoas terão reabastecimento em todo o território nacional e a autonomia dos veículos também será maior, dando independência para o motorista cruzar o Brasil de sul a norte.

Mas se aqui a matriz enérgica é quase limpa, no resto do mundo não é tão simples assim. Qual a lógica de usar um carro elétrico para poluir menos se a produção da eletricidade que ele consome é mais poluente do que a poluição da gasolina? Essa resposta ainda não foi dada. Então, tão! É esperar para ver como é que fica.

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Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.