Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

De novo a ponte da Cidade Jardim

Imagine você chegar em Nova Iorque, pegar um taxi, pedir para ele lhe levar até a Brooklin Bridge e ele responder que não pode fazer isso porque essa ponte não existe.

Ou chegar em Paris, pedir para ir à ponte D’Alma e o motorista também lhe responder que essa ponte não existe.

Seria inacreditável. Todavia, é o que acontece em São Paulo. Se alguém pedir para ir até a Ponte Cidade Jardim, ela não existe. Foi varrida dos mapas da cidade porque a CET decidiu que seu nome é Engenheiro Roberto Zucollo. E que se dane quem achar que não é.

Durante sua gestão, o então secretário Andrea Matarazzo resolveu o problema colocando os dois nomes, aliás, solução que a CET mantém em todas as pontes da Marginal do Tietê, mas decidiu abolir na Ponte Cidade Jardim.

A Ponte Cidade Jardim simplesmente não existe mais. A CET mudou a placa e agora é apenas Ponte Engenheiro Roberto Zucollo, o que mostra a absoluta falta de comprometimento com a cidade e noção de urbanismo da Câmara Municipal e da CET. 

Com todo o respeito que o engenheiro mereça, não se muda um marco urbano da importância e significado para a cidade, como é a Ponte Cidade Jardim, muito menos para se homenagear quem quer que seja.

Aliás, caberia aos próprios engenheiros e arquitetos se insurgirem contra o absurdo. Afinal, são eles os encarregados de plantar os marcos da cidade. E a Ponte Cidade Jardim tem significado mais do que especial porque é a ponte que liga as duas margens do rio, atravessando o Pinheiros para entrar no bairro de Cidade Jardim e depois subir para o Morumbi.

Enfim, aqui é Brasil. História e marcos urbanos são para ninar criança. Se não conhecemos nossa história, que se dane a história. 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.