Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A primavera chegou

[Crônica de 1 de outubro de 1999]

A primavera chegou. Cercada de problemas de todos os tipos tentando escondê-la, sabe-se lá se de propósito, ou por mero acaso, o fato é que já é primavera, o que também pode ser sentido no corpo, com o frio bravo tendo ido embora, deixando um friozinho chato, de madrugada, marcando presença.

É uma das épocas mais belas do ano. E a gente acorda de madrugada, com um arrepio de frio, ouvindo os sabiás cantarem, e fica imaginando como estará do outro lado da janela, com o dia começando a mostrar a cara, numa primeira claridade que ilumina difusamente o céu, ainda recoberto pela noite, que aceita ir embora.

E sai de casa de bem com a vida, mesmo sabendo que vai enfrentar um trânsito do cão, porque a cidade tem mais carro do que rua.

E olha a cor do céu, mais azul e mais transparente do que no inverno, porque choveu e a chuva lavou o ar que a gente respira.

E vê a cidade com outro jeito, mais limpo e menos cinza, porque a primavera traz em si um tempo mais ameno.

Um tempo mais amigo, como se o canto de acasalamento do sabiá tivesse também outro sentido: o de auxiliar o homem a ser mais feliz. 

Mas a primavera vai mais além. Ela explode nas cores deslumbrantes de centenas de tipos de trepadeiras, começando pelas primaveras, que enchem de cores os muros da cidade, dando-nos a ilusão de que a violência, num passe de mágica, ficou de fora e não volta nunca mais.

É primavera porque a terra gira ao redor do sol. 

Mas também é primavera porque os meses duros do inverno deram lugar a dias gostosos, ainda distantes do calor abafado do verão, que batem no fundo da alma, abrindo o peito para o ar que entra, carregado de vibrações boas.

É primavera. Que bom que ela voltou.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.