Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Acidentes

Os acidentes são que nem os raios: acontecem independentemente da nossa vontade. Aliás, um raio cair numa casa e causar danos é um acidente, da mesma forma que alguém embriagado passar o sinal vermelho e entrar no meio do seu carro.

Acidentes vão de uma topada numa pedra no meio do caminho à explosão do ônibus espacial ou à colisão de um asteroide, que atinge o Golfo do México e acaba com a supremacia dos dinossauros sobre a Terra.

Acidentes acontecem o dia inteiro, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. A maioria não tem consequências mais sérias para a sua vida, mas outros podem ter e aí a dosimetria faz a diferença entre um contratempo e uma tragédia.

Tropeçar na rua vai de um desequilíbrio a uma queda e a queda pode ter efeitos colaterais devastadores. Um amigo meu morreu parado numa esquina em Salvador porque sua moto desequilibrou, caiu e ele bateu a cabeça na guia.

Outro, o atraso para pegar um avião salvou sua vida, depois dele ficar vendo a aeronave decolar e se maldizendo porque tinha chegado atrasado.

Alguns acidentes são gozados, outros interessantes, outros abrem possibilidades inimaginadas, outros aproximam pessoas e por aí vai, cada um com sua consequência, mas todos acidentes, tenha desfecho bom ou desfecho ruim.

Alguns acidentes acontecem por nossa culpa, mas a maioria independe de nossa vontade. Acontecem e tudo bem, não tem o que fazer para impedir. É ver o sorvete cair na camisa, o cachorro morder o carteiro, a lata de tinta cair no tapete persa antigo.

Já os por nossa culpa… “Me desculpe, eu não queria fazer isso”, mas fez, aí não tem o que fazer, o estrago está feito.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.