Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A terceira certeza

Desde que a humanidade desceu das árvores e se estruturou em sociedade organizada, nós temos duas certezas absolutas: a primeira é que vamos morrer e, a segunda, é que vamos pagar impostos enquanto estivermos vivos.

Todas as demais certezas são quase certezas, que normalmente terminam com final melancólico. Não é preciso ir além das milhares de certezas do amor eterno do ente amado que um belo dia vai embora para não precisar encompridar a história.

As meias certezas são importantes porque durante um tempo nos dão a esperança ou a ilusão de que é assim ou assado e isso nos empurra, na crença de que vai dar certo e tudo terá final feliz.

Daí pra frente é questão de sorte, do destino decidir para um lado ou para o outro. Segurar um minuto a mais, que faz a diferença e garante o final feliz, ou não.

Mas o que era certeza absoluta agora está ameaçado. A certeza da morte e do pagamento dos impostos como única certeza absoluta corre o risco de ser superada por uma nova certeza, mais complexa, porque envolve uma terceira certeza.

A Enel, a distribuidora de energia da Grande São Paulo está investindo pesado na criação desta nova certeza e, no ritmo que vai, tem tudo para emplacar.

A certeza proposta pela Enel é simples, direta e causa danos e incômodos de todas as naturezas. Vai faltar luz! É definitivo, cabalístico, irretocável e indiscutível.

Vai faltar luz! Não é mais preciso ventos e chuvas, tempestades ou céu cinza. Não, a proposta é mais ambiciosa. Faltar luz sem precisar nada. Faltar luz com dia claro, céu azul e sem vento. A terceira verdade chegou. 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.