Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A vida é a vida

Quem, com mais de 30 anos, disser que a vida é fácil ou é mentiroso ou é muito otimista. A vida não foi feita para ser fácil, foi feita para ser vida. E ela pega, mais ou menos, mas pega e dói.

Tem gente que sente o tranco ao longo do caminho, outros sentem na entrada ou na saída. O que não tem é quem não sinta o tranco, que começa cedo, na falta de outro motivo, com a primeira namorada ou o primeiro namorado e as primeiras lágrimas, porque as coisas não foram como você queria e um belo dia você descobre que está só.

Não há mal que não acabe, nem bem que sempre dure. O ditado é velho como a arca de Noé, mas verdadeiro como o nascer do sol depois da noite escura. 

Todo mês tem lua cheia. O bom de se estar vivo é saber que tem lua cheia e tem amanhecer e tem coisas maravilhosas para serem descobertas e aproveitadas. 

Mas é bom ficar esperto. Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.  Não pode facilitar. As cascas de banana estão em toda a estrada e, se não estão, alguém coloca, porque a bondade não é inerente a todos os seres humanos. Tem gente que quer ver você cair.

A felicidade do próximo incomoda muita gente. Não se preocupe. Ao longo da sua estrada vai ter muita gente remando contra. E vai ter gente remando a favor, torcendo por você, te ajudando no caminho e fazendo força para você atravessar o rio antes da correnteza de levar.

Mas tem coisas que não dependem da gente e que caem feito raio na nossa cabeça, para o bem e para o mal. Quem garante nossa saúde, quem garante nosso sucesso, quem garante nossa felicidade? A vida pega. O importante é saber disso, enfrentar o que vem pela frente, dar conta do recado e tocar da melhor forma possível enquanto der para seguir em frente. 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.