Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Saúde não é coisa séria

É triste, mas no Brasil parece que saúde não é coisa séria. O orçamento do SUS é menor do que o valor que os planos de saúde privados pagam com os procedimentos cobertos.

A diferença é que o SUS atende cento e cinquenta milhões de pessoas, enquanto os planos privados atendem cinquenta milhões. E tem gente que não entende por que eles são o sonho de consumo de milhões de brasileiros…

O grave é atacarem o SUS, ou os prestadores de serviços do SUS, como se eles, por alguma questão pessoal, não quisessem atender os pacientes que buscam a rede pública de saúde.

Ninguém deixa de internar alguém numa UTI para implicar. Até porque a remuneração para estes procedimentos é melhor do que internação em leito comum. As pessoas não são internadas nas UTIs porque não tem leito vago. A rede não dá conta. Quando você imagina que vai melhorar, mais de um milhão de casos de dengue deixam claro que não tem o que fazer. O jogo segue na toada de sempre, com a tradicional falta de recursos e o diz que diz para enganar trouxa usado pelas autoridades da área para fingir que estão fazendo o que não estão.

Sobra grana para partido político, sobra grana para asfaltar estradas sem importância, para agradar prefeito, mas não sobra grana para tratar o próximo, para médico da família, para saneamento básico. 

É verdade, tem político que se preocupa com o seu semelhante e usa parte de suas emendas para melhorar o atendimento e equipar os hospitais.

Benditos sejam eles e elas, que usam o dinheiro público para atender o público. Se mais gente fizesse a mesma coisa, o Brasil seria um país diferente, com uma população no mínimo mais saudável.

Mas não adianta sonhar. A regra não é essa e não parece que vai ser. 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.