Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Não tem mais o que fazer

Quando você sai de casa na hora do almoço de qualquer domingo e dá com a Marginal do Pinheiros parada, tem alguma coisa errada. Ou não. É a nova realidade paulistana, na qual o trânsito, para o bem ou para o mal, deu com os burros n’água.

Não tem o que fazer. Tem mais carro do que ruas e o pouco que poderia ser melhorado já escorreu pelo ralo, puxado pela enorme incompetência da mais incompetente de todas as companhias públicas incompetentes, a CET.

Marronzinho é assunto morto. De vez em quando você vê um, mas não consegue descobrir o que ele está fazendo, porque, com certeza, não está ajudando o trânsito. É verdade, na maioria das vezes também não está lá de má fé, com a missão de parar o que falta parar.

Não é maldade, é incompetência mesmo. Ou desespero diante da inutilidade da sua ação frente à enormidade à sua frente. Onda de trinta metros passando por cima de barco de pesca só tem um resultado: o naufrágio da embarcação. O bom marronzinho sabe disso e sabe que não tem colete salva-vidas e que, se tivesse, dava na mesma.

O duro é a falta de profundidade com que o assunto às vezes é tratado. Colocam a culpa em todo mundo, menos no crescimento alucinado da frota de veículos da Capital. E na impossibilidade de construir novas vias, por absoluta falta de espaço.

Tem meia dúzia de ações que poderiam dar resultado? Tem e começam pela fiscalização da CET, que segue firme, absolutamente ineficiente, pouco se lixando para quem para no meio da rua.

Mas culpar só a CET seria um exagero. É verdade, seus semáforos insistem em seguir descontrolados ou desregulados. Se tivesse um mínimo de ordem, não seria tão ruim, mas também não resolveria o caos.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.