Fora do universo humano
Se o nosso mundo vai de ponta cabeça, o universo segue sua trilha ninguém sabe para onde, no ritmo criado pela grande explosão que há bilhões de anos colocou tudo em movimento.
Forças cósmicas unem as galáxias, formadas por constelações, estrelas, cometas e planetas, que, como nós, nascem, crescem, vivem e morrem, muitas vezes engolidos pelos buracos negros, os ogros do universo. Ou, numa outra visão, os aspiradores de pó que mantém o universo limpo para os anjos e arcanjos jogarem suas partidas de futebol, incentivados pelas virgens e querubins que cantam hinos enaltecendo a glória do Senhor.
Mas, se não conseguimos sair da imensa bagunça que nós mesmos criamos e que nos ameaça diretamente, através das tempestades geradas pela emergência climática consequente de nosso progresso e nossa arrogância diante de forças muito mais poderosas, de outro lado, nossa capacidade criativa gera perguntas que nos lançam em aventuras extraordinárias, que os livros de ficção científica anteviam e hoje são realidade.
Telescópios gigantes e com capacidade de resolução absurdamente alta desvendam mistérios que até agora eram meras suposições. Naves navegam para além do sistema solar, supercomputadores resolvem equações que confirmam teorias que revolucionam a ciência e por aí vamos, rumo a um conhecimento inédito na longa história da humanidade.
Marte tem água. Até há algumas décadas era uma mera suposição, sem base de sustentação. Hoje, Marte tem água, outros planetas têm água, o universo tem muito mais água do que supúnhamos.
E a existência de vida fora da terra deixou de ser uma hipótese para ser reconhecida como real. O próximo passo será emocionante.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.