Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Sushi ou sashimi?

As delícias da culinária japonesa em centenas de restaurantes típicos em São Paulo

Há mais de um século, mais precisamente há 111 anos, os primeiros imigrantes japoneses chegaram no Brasil. Um dos principais redutos deles é o bairro da Liberdade, em São Paulo, que inclusive abriga a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão. E nesta vinda para o país, eles trouxeram para nós toda a riqueza de sua culinária recheada de histórias e presente nos mais de 600 restaurantes típicos na cidade, com pratos que enchem os olhos pela sua beleza e delicadeza.

A comida japonesa é uma arte e São Paulo tem excelentes opções para quem gosta e quer apreciar esta iguaria. Pratos quentes e frios, a gosto do cliente, cheios de tradição. A começar pela forma que comemos usando os pauzinhos, ou melhor, o hashi que foi introduzido no Japão pelos chineses por volta do século VII, com o nome de kuai-tzu. Para alguns, fácil de serem manejados. Para outros, nem tanto. Mas vale tentar e aprender.

No cardápio, entre os mais pedidos estão o sushi e o sashimi. Também introduzido pelos chineses, nas mãos dos japoneses o sushi ganhou o vinagre no arroz para melhorar a preservação do peixe. Inicialmente, ele era colocado em uma caixa de madeira com um peso para comprimi-lo, de um dia para o outro. Posteriormente, este método foi substituído pelo conceito de rapidez para servir. O curioso é que o sushi foi inventado para conservar o peixe.

Quanto ao sashimi, não se sabe ao certo a sua origem. Uma teoria é que há cerca de 8 mil anos os japoneses consumiam peixe cru por não terem meios para cozinhá-lo. Outra diz que eles utilizavam o arroz para preservá-lo e depois descartá-lo, o que mudou com o passar do tempo e viria a ser o que conhecemos como sushi. Fato é que a cultura de comer peixe dos japoneses veio de uma antiga proibição de consumo de algumas carnes.

Outra curiosidade da culinária japonesa é o tempurá. De origem portuguesa, ele foi introduzido no Japão no século XVI e adaptado ao paladar dos japoneses. E como eu não poderia deixar de citar, o arroz tem uma importância fundamental para eles. Proveniente da China, o seu cultivo começou no Japão em 2500 a.C. e está presente não somente nos pratos como também na sua tradicional bebida, o saquê. E há muitas outras histórias da culinária japonesa.

Você gosta de comida japonesa? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.