Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Por mais sabor

Cresce o número de adeptos a produtos orgânicos e São Paulo oferece várias opções

Cada vez mais, as pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável e notoriamente tem crescido o consumo de produtos orgânicos. São frutas, verduras, legumes e hortaliças livres de agrotóxicos, que nos remetem à lembrança de sítios e fazendas. Alguns têm o privilégio de colherem do próprio pé e da horta. Para quem não tem esta opção, estes produtos estão cada vez mais presentes nos supermercados da cidade e nas feiras orgânicas.

Quem é adepto a uma alimentação mais saudável já reparou que aumentou o número de supermercados que vendem produtos orgânicos, alguns deles criaram espaços próprios para esta finalidade. Há também as feiras orgânicas espalhadas pelas cidades, a mais famosa é a do Parque da Água Branca, que acontece aos sábados e domingos, tem também a do shopping Villa Lobos, a do Tatuapé e a do Instituto Chão, em Pinheiros, entre tantas outras.

E em todo o país tem crescido o consumo de produtos orgânicos. Pelos dados que encontrei, do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), a taxa média de crescimento anual é de 20%. No ano passado, este mercado movimentou R$ 4 bilhões. A título de comparação, nos Estados Unidos este mercado movimenta US$ 40 bilhões/ano. Ainda estamos distante desta cifra, mas fato é que o consumo por aqui está aumentando.

Também em todo o país, são 17 mil propriedades certificadas para comercializarem produtos orgânicos, principalmente formadas por pequenos produtores. E esta história começou no final do século XX, quando alguns produtores rurais decidiram investir em uma agricultura livre de produtos químicos, o que é um benefício para todos nós. Frutas e legumes orgânicos têm até 40% mais antioxidantes do que as convencionais e também ajudam na desintoxicação do organismo. As vantagens são muitas.

Você consome produtos orgânicos? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.