Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O verão está chegando

E com ele, as altas temperaturas e a alegria da estação

No próximo domingo começa a estação mais quente do ano, caracterizada pelas altas temperatura e pelos dias mais longos do que as noites. É também o período de chuvas constantes, que se estende até o dia 20 de março, quando o verão dá lugar ao outono. Mas enquanto isso, nós devemos enfrentar dias bem quentes, o que para muitos é uma grande alegria e para outros nem tanto. Seja para quem for, o verão requer alguns cuidados.

Na estação mais quente do ano, a palavra de ordem é se proteger. O uso de protetor solar é obrigatório, não somente na praia ou na piscina, mas também para quem for fazer pequenos passeios. Na exposição ao sol, o chapéu é indispensável e, posteriormente, não se esqueça de usar cremes hidratantes para a pele não ficar ressecada.

O verão também pede roupas leves e hidratação constante, já que a pele transpira muito mais nesta época do ano. Alimentos leves também são muito bem-vindos, como saladas, legumes e frutas, até porque o calor tira um pouco o nosso apetite. E como perdemos sais minerais pelo aumento da transpiração, opte por alimentos que tenham esta composição, como a melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata, abóbora, entre outros.

E mantenha-se ativo, por mais que nesta época do ano sentimos mais cansaço pela elevação da temperatura do nosso corpo, atividades físicas nos ajudam a recuperar as energias e a condicionar o nosso corpo para ele aguentar as altas temperaturas. Apenas evite praticá-las entre às 10 horas e 16 horas, período em que o sol está mais forte. Fora isso, aproveite ao máximo o que o verão tem para nos oferecer. Afinal, ele é e estação mais alegre do ano.

Como você se protege no verão? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.