Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os benefícios da telemedicina

Principalmente em tempos de pandemia

Prática bastante adotada em vários países do mundo, o coronavírus impulsionou em março a aprovação do uso da telemedicina no Brasil, um serviço de orientação médica a distância, que tem como principal benefício reduzir o número de atendimentos em pronto-atendimentos e hospitais, ao mesmo tempo em que as pessoas não deixam de ser atendidas por profissionais da área de saúde.

Principalmente nos dias de hoje em que vivemos uma pandemia, a telemedicina evita que as pessoas se exponham em ambientes de risco, quando não há a necessidade de um atendimento presencial. Desde que foi aprovada no país, este serviço vem expandindo de forma considerável. Muitas seguradoras e operadoras de saúde já a incluíram no seu portfólio, como há também empresas particulares que oferecem este atendimento.

Por meio de uma teleconsulta, que pode ser por áudio ou vídeo, nós podemos receber orientações médicas de profissionais qualificados para tirarmos dúvidas sobre sintomas, exames e medicamentos que foram indicados por um médico. Lembrando que isso vale para casos de baixa complexidade, como febre, gripe, dor de garganta, náuseas e alergias.

Fazendo um paralelo, é como antigamente que ligávamos para o médico da família para esclarecermos dúvidas. Agora com a tecnologia isso se modernizou e podemos considera-la um serviço para toda a sociedade. A telemedicina ajuda a diminuir os casos de transmissão do coronavírus e tranquiliza quem precisa de algum tipo de atendimento e, principalmente, para que as pessoas permaneçam em suas casas, se não for nada mais sério.

Você já usou a telemedicina? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.