Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ao mestre com carinho

Hoje é o dia nacional dos profissionais da educação

Quem não se lembra de uma querida professora ou de um querido professor que marcou a sua vida? Ensinar é um dom e uma responsabilidade. A educação é o futuro de um país, ela está diretamente relacionada ao crescimento da economia, na redução da violência e da pobreza, e na conscientização sobre os nossos direitos, entre tantos outros benefícios. Hoje é comemorado o dia nacional dos profissionais da educação.

A data foi instituída em 2014 para homenagear não apenas os professores, mas também os diretores, professores, coordenadores, supervisores e outros profissionais que atuam direto ou indiretamente na disseminação da educação. No Brasil são milhares de pessoas que se dedicam ao ensino. Somente o número de professores é de cerca de 2,23 milhões, dos quais 1,75 milhão atuam na rede pública, segundo estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper.

O Estado de São Paulo detém a maior rede pública de ensino do país, com 5.700 escolas, 1,4 milhão de alunos matriculados e um total de 206 mil professores. E pelas dimensões continentais, há grandes contrastes da educação no Brasil. Um dos maiores problemas está na falta de qualificação, o que se agrava conforme a região, de acordo com o Censo Escolar 2019, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De maneira geral, o estudo identificou que 63,3% dos professores que lecionam no ensino médio têm graduação e licenciatura na disciplina que ensinam aos alunos. A situação mais grave é no Centro-Oeste: apenas 50,7% dos que lecionam no ensino médio têm a formação adequada. E mesmo no Sul, que tem os melhores indicadores, 70,6% dos professores de ensino médio têm bacharelado e licenciatura na área em que atuam. E também no ensino médio, 2,5% dos professores no país não têm ensino superior.

Você teve um profissional da educação que marcou a sua vida? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.