Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Museu da Inclusão recebe o Selo de Acessibilidade Digital

Localizado na zona Oeste de São Paulo, ele tem um acervo que conta o movimento social da pessoa com deficiência no Brasil

O Museu da Inclusão, localizado na Barra Funda, em São Paulo (SP), foi o primeiro museu do país a receber o Selo de Acessibilidade Digital. Concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Prefeitura de São Paulo, o objetivo é reconhecer empresas, entidades e organizações que têm sites e portais acessíveis. O do museu, recentemente lançado, foi pensado para ser acessível e atender a pessoas com ou sem deficiência.

Criado em 2009, pela Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Memorial da Inclusão faz parte do movimento social da pessoa com deficiência. Ele tem 600 peças que contam a história do movimento no Brasil, desde 1970, um variado acervo composto por fotos, vídeos e documentos, e que ganhou força em 1981, quando a ONU lançou o Ano Internacional da Pessoa com Deficiência.

No ano passado, o Memorial da Inclusão ganhou o status de Museu da Inclusão e passará por uma reforma física para a sua ampliação. Um dos pontos altos do Museu é a Sala dos Sentidos, sem iluminação e com objetos e textura distribuídos pelas paredes. Nesse ambiente são emitidos sons que convidam os visitantes para uma experiência sensorial única e refletir sobre os sentidos, como o tato, a visão e a audição.

O Museu da Inclusão também conta com exposições temporárias que tratam de questões relacionadas ao universo dos portadores de deficiências, e as exposições itinerantes, que levam o seu acervo para outros espaços culturais espalhados pelo Estado de São Paulo.

Você conhece o Museu da Inclusão? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.