Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A pretensão dos brasileiros em viajar

A maioria acredita que as pessoas voltarão a viajar somente após fevereiro de 2022, mas muitos pretendem viajar ainda neste ano

Um estudo da Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, revelou que 47% dos brasileiros têm a intenção de viajar nos próximos 12 meses, mesmo com medidas de isolamento ainda em operação e sem previsão final de vacina para toda a população. A pesquisa contou com a participação de 2.258 entrevistados. A grande maioria, 78,6%, disse que a preferência é por viagens pelo Brasil, 20,5% pretendem ir para a Améric4a do Norte e 19% gostariam de embarcar em uma Euro Trip.

A principal constatação da pesquisa é que os brasileiros querem conhecer melhor o próprio país e o idioma também tem um papel importante, já que, caso aconteça algum problema de saúde ou imprevisto de viagem, fica muito mais fácil pedir ajuda no idioma nativo. Entre os destinos mais almejados, 55,7% querem conhecer outros estados dentro do Brasil e 22,9% pretendem conhecer melhor o próprio Estado.

Em relação às acomodações, hotéis de redes conhecidas são a principal opção para 49%, seguidos de aluguel de imóvel por temporada, para 21,8%, e casa de parentes ou amigos para 11,8%. Além disso, 73,4% disseram que preferem viajar na companhia de familiares e companheiros, e 36,3% planejam as viagens com uma antecedência de 3 a 6 meses.

Outra constatação da pesquisa é que o coronavírus atrapalhou a vida e os planos de muita gente. 24,1% desmarcaram viagens por completo, enquanto 17,5% apenas adiou o passeio. Pensando em viagens nacionais, a maior parte dos entrevistados (69,5%) acredita que as pessoas voltarão a viajar somente após fevereiro de 2022.

No caso das viagens internacionais, a população está ainda mais cética sobre o retorno, já que 81,4% apostam em uma normalização também após fevereiro de 2022. Ainda assim, seja aqui no Brasil ou no exterior, 51,6% da população sente vontade de viajar ainda neste ano. Para 53,5% dos entrevistados, a principal preocupação em relação a viagens é a possível contaminação por coronavírus.

Você pretende viajar? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.