Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O charme de Campos do Jordão

Na estação mais fria do ano, a cidade atraiu turistas e tem várias curiosidades

Nesta estação do ano, um dos pontos turísticos mais cobiçados é Campos do Jordão. Considerada a Suíça brasileira, a cidade oferece vários atrativos, passeios e uma rica gastronomia. Localizada na Serra da Mantiqueira, no inverno a cidade tem como característica temperaturas baixas e no verão, temperaturas amenas. Charmosa por todo os lados e com o clima acolhedor da montanha, Campos do Jordão também tem vários curiosidades.

A começar que apesar de ser considerada a Suíça brasileira e o estilo arquitetônico da cidade ser baseada nas construções típicas da Alemanha, quem fundou a cidade foi o português, Matheus da Costa Pinto, dando iniciado ao primeiro povoado, em 1874. Município mais alto o país, Campos do Jordão tem uma altitude de 1629 metros e do Pico do Itapeva é possível avistar 15 cidades da região do Vale do Paraíba e no seu topo está o laboratório de pesquisa de raios cósmicos montado pela FAB (Força Aérea Brasileira).

Campos do Jordão também é o abrigo da música erudita. Tradicionalmente, no mês de julho, é realizado o Festival de Inverno de Campos do Jordão, considerado o maior da América Latina. No ano passado seria realizada a 51ª edição, mas por causa da pandemia, o evento foi adiado. Durante o festival também acontece o programa pedagógico, que concede aulas e bolsas de estudos a jovens músicos.

E a cidade também tem histórias assustadoras. Segundo os moradores da região, o hotel Mont Blanc, localizado no Alto do Capivari, bairro mais nobre da cidade, é mal-assombrado, desde que ele foi abandonado, em 2004, em decorrência de uma má administração. Para quem gosta de filme de terror, ele lembra bem “O Iluminado”, de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson no papel principal.

Você conhece Campos do Jordão? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.