Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Batalha intensa contra o coronavírus

Número de novos casos tem caído na capital paulista e a vacinação tem contribuído para isso

A vacinação já está surtindo efeito. Pelos dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, do dia 5 de julho, o número de internações está em queda. Ao todo, eram 8.977 pacientes em UTI no Estado, pela primeira vez, esse número ficou abaixo de 9 mil, em um período de quatro meses. Porém, quando comparado ao pior momento da pandemia em 2020, ele é 40% maior. Já a taxa de ocupação em leitos de UTI no Estado de São Paulo ficou em 71,6% e na Grande São Paulo, um pouco menor, com uma taxa de 65,8%.

Também na capital paulista, com base em dados da Secretaria da Saúde, o total de novos casos, internações e mortes provocadas pelo coronavírus está em queda nas últimas semanas. Em uma semana, houve redução de 20,6% no número de casos, de 11,4% nas internações e de 10,6% nos óbitos.

Pelos dados do Vacinômetro, do Governo do Estado de São Paulo, já foram mais de 7,7 milhões de doses aplicadas na capital paulista, até o dia 6 de julho, sendo a primeira dose pouco mais de 5,7 milhões. Nessa conta, 46,59% da população já está vacinada pelo menos com a primeira dose.

As notícias podem ser animadoras, mostram um cenário mais otimista, mas não podemos relaxar. Todo o cuidado ainda é pouco, até porque se sabe que mesmo com a vacina, as pessoas não estão totalmente imunes ao vírus, podem contrair a doença sem apresentar sintomas e assim, transmitirem a outras pessoas.

Como você está se cuidando? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.