Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Caminhar só faz bem

Meia hora diária já faz uma grande diferença para a saúde e para o bem-estar

Praticar atividades físicas é uma necessidade do corpo humano, mas nem todos têm essa disposição. O sedentarismo é uma realidade no nosso país, tanto que pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo IBGE, 40,3% da população brasileira de 18 anos ou mais foi classificada como insuficientemente ativos. São pessoas que não praticam atividade física ou praticam por menos do que 150 minutos por semana, considerando lazer, trabalho e deslocamento para o trabalho.

Para quem não gosta de praticar exercícios, uma dica é fazer caminhadas, o que só faz bem para a saúde e várias pesquisas comprovam isso. Um delas, feita com a participação de mais de 8 mil entrevistados com idades entre 20 e 79 anos, constatou que quem completava menos de 5 mil passos por dia apresentava uma saúde mental prejudicada.

Por outro lado, a mesma pesquisa mostrou que entre os que davam entre 5 mil e 16 mil passos diários, houve uma redução do estresse e aumento da percepção de bem-estar, alegria e felicidade. O estudo foi divulgado por pesquisadores canadenses. E quando as caminhadas são regulares, os benefícios são notórios.

A dica dos especialistas é caminhar pelo menos cinco vezes na semana, por 30 minutos contínuos e, melhor ainda, se for por uma hora. Se não conseguir continuamente, ela pode ser dividida em dois períodos, como por exemplo, 15 minutos na parte da manhã e 15 minutos à tarde. Além de reduzir o risco de ataques cardíacos e doenças cerebrovasculares, andar regularmente reduz o colesterol ruim, combate a osteoporose, afasta a depressão, entre tantos outros benefícios. Basta começar.

Você pratica caminhadas? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.