Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pessoas no limite

A irritabilidade e o estresse aumentaram, como uma das consequências da pandemia

Um dos efeitos notórios causados pela pandemia e pelo isolamento social é a irritabilidade das pessoas. A sensação que se tem é que todos estão no limite, qualquer palavra pode causar uma desavença, ainda mais quando se trata de redes sociais em que a interpretação não deixa de ser um grande problema. O trânsito, como diziam no passado, “virou terra de Marlboro”, cada um faz o que quer, motoboys e ciclistas circulam livremente na contramão e muitos motoristas se esquecem de respeitar o sinal vermelho.

Comprovadamente, durante o primeiro ano da pandemia, 40% dos brasileiros sentiram frequentemente tristeza e o sentimento de depressão e 50% relataram a sensação de ansiedade e nervosismo, nos mesmos percentuais, 40% disseram ter problemas relacionado ao sono, o que antes não tinham, e para os que já tinham, 50% afirmaram que isso foi agravado.

Os dados acima fazem parte do estudo “ConVid – Pesquisa de Comportamentos”, do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas. Ao todo, participaram 44.062 adultos e 9.470 adolescentes de 12 a 17 anos.

Já um levantamento da International Stress Management Association (Isma- BR), mostrou que cerca de 70% da população economicamente ativa no Brasil têm sintomas de estresse, o que provoca várias alterações importantes no corpo, que podem resultar em doenças. Portanto, é hora de prestarmos atenção, de nos observarmos, pois podemos ter qualquer um desses sintomas sem percebermos.

Você teve algum desses sintomas? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.