Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uma nova atração em São Paulo

O Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas ocupa o terreno do antigo Colégio Des Oiseaux, em uma área de 23 mil metros quadrados

A cidade de São Paulo ganhou recentemente um novo parque. Inaugurado oficialmente no dia 6 de novembro, o Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas está localizado em um quarteirão entre as ruas Augusta, Consolação, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, em um terreno que antes abrigava o Colégio Des Oiseaux, nos anos de 1910. Todo o antigo bosque e os caminhos centenários foram preservados. Com ele, a cidade passa a ter 111 parques.

Ao todo, o novo parque tem uma área de 23 mil metros quadrados, caminhos para passeios, playground inclusivo, espaço pet, equipamentos de ginástica e uma academia de terceira idade. Também foram feitos os restauros da Casa das Araras e do Portal na Rua Caio Prado, que é onde fica a entrada do parque. Tanto a Casa das Araras como o Portal são tombados.

Entre os atrativos, o parque é um refúgio de ao menos 21 espécies de aves, três delas na lista da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites): o beija-flor-tesoura, o carcará e o periquito-rico, espécie endêmica da Mata Atlântica.

Após mais de 20 anos de mobilização de moradores e associações do entorno, em 2018, a Prefeitura fez um acordo com as construtoras proprietárias e a instalação do parque foi estabelecida no Plano Diretor de 2002. Antes, o terreno era utilizado como estacionamento, além de abrigar atividades diversas. O espaço também chego a ser cogitado para empreendimentos habitacionais e comerciais.

O que você achou da iniciativa? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.