Dicas para economizar no verão
A conta da energia elétrica está pesando no bolso e algumas mudanças de hábito ajudam a reduzi-la
O Brasil vive a pior crise hídrica registrada nos últimos 91 anos, com escassez de chuvas, reservatórios em níveis baixos e o aumento da demanda por energia em diversos setores pela reativação da economia para patamares pré-pandemia. O resultado é que a conta de luz está pesando no bolso dos brasileiros e o verão, a estação mais quente do ano, contribui para um aumento significativo no consumo de energia.
Oficialmente, o verão começa no dia 21 de dezembro, mas antes disso, a temperatura já está aumentando. Devido ao calor, o uso de ar-condicionado, presente em 25% dos lares e em quase todos os estabelecimentos comerciais do Brasil, é muito grande. Para ajudar na economia de energia, uma dica é substitui-lo pelo ventilador ou liga-lo ar para refrescar o ambiente e depois fazer uso do ventilador.
Outra opção é usar a ventilação natural. Além de mais saudável, ela ajuda muito na redução do consumo de energia. Outra dica, que já é bem disseminada, é desligar o chuveiro enquanto se ensaboa e durante o verão, se possível, dê preferência a usá-lo com a chave na opção “desligado”. O chuveiro é o principal vilão no consumo de energia elétrica.
Por outro lado, no caso do ferro elétrico que necessita de um tempo para esquentar, o ideal é passar todas as peças de uma vez. Para os aparelhos, como TV e micro-ondas, desligar o stand by ajuda nesta economia. No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização, e o monitor, a partir de 15 minutos. E evite abrir e fechar a geladeira com frequência. A entrada de ar quente faz com que o aparelho gaste mais energia para manter a refrigeração.
Você tem outras dicas para reduzir o consumo de energia elétrica? Compartilhe:
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.