Nova temporada de cruzeiros marítimos

Até abril de 2022, sete embarcações percorrerão dezenove destinos no Brasil e são esperados mais de 400 mil turistas

Depois de praticamente 20 meses, o Governo Federal autorizou a volta dos cruzeiros marítimos no litoral brasileiro. A temporada 2021/2022 começou em novembro e terminará em abril. Sete embarcações, com capacidade para mais de 400 mil acomodações, estão previstas para percorrerem 130 rotas no país, com 570 escalas em 19 destinos nacionais. Para esta temporada, o impacto previsto na economia nacional é de R$ 2,5 bilhões, um volume 11% maior do que o registrado na última temporada (2019/2020).

Os cruzeiros marítimos conquistaram os brasileiros. Na última edição, o setor contabilizou 470 mil cruzeiristas e segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), 92% dos participantes disseram que desejam realizar uma nova viagem de cruzeiro e 87% querem retornar ao destino de escala. Quanto à frequência, na temporada 2019/2020, 66,1% dos cruzeiristas realizavam sua primeira viagem de navio.

Globalmente, a indústria de cruzeiros é vital para a recuperação econômica. Em 2019, o setor gerou cerca de US$ 154,5 bilhões de impacto econômico no mundo e 1,2 milhão de empregos. No Brasil, foram 30 mil empregos e uma fonte de R$ 2,24 bilhões para a economia do País, somando compras no comércio varejista, gastos com alimentos e bebidas, transporte e hospedagem, antes ou após a viagem, transporte nas cidades visitadas e passeios turísticos.

Isso mostra o quanto o segmento de cruzeiros no Brasil é importante para o turismo, uma das atividades mais afetadas pela crise econômica gerada pela pandemia, tanto que no ano passado, a retração do turismo foi de 36%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Você gosta de cruzeiros marítimos? Compartilhe:

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.