Fim de ano faz ma para saúde
Se é verdade que a gordura faz mal e a obesidade é um dos grandes problemas de saúde pública, então o final do ano é uma época a ser execrada, deixada de lado, xingada nos palanques e nos consultórios. O final do ano faz mal. Engorda, engorda desmedidamente, faz o esforço de um ano de dietas ir para o ralo, engolido pela comida farta e gorda que forra as mesas nesta época do ano.
Não adianta tentar perder peso. Simplesmente não dá. Ou dá hoje, mas você recupera amanhã e consolida depois de amanhã, em cinco quilos acima do que deveria ser seu peso, que no começo já estava um pouco acima do que os médicos preconizam.
A tentação é grande. Tudo no Natal é bom e engorda. O ditado é verdadeiro: o que é bom ou faz mal à saúde ou engorda. No caso, faz mal à saúde e engorda.
Não tem escapatória. Você come mais, você bebe mais, você come fora de hora, você bebe fora de hora, você abusa nas quantidades, se empanturra, se sente mal, mas não para. Tem sempre lugar para mais um docinho, um sanduiche de pernil, um gole de refrigerante, uma taça de vinho e – por que não? – só mais uma caipirinha.
Você sente na barriga cheia, no bolo no estômago que te faz se sentir empanturrado, no cinto que muda de furo, na calça que fica apertada. Não tem o que fazer. Nesta época do ano é entregar a alma a Deus porque o corpo o diabo já ganhou, só falta levar.
Quem pode mais, come menos. Ou será o contrário? Tanto faz, não dá nem para ficar mal-humorado. É assim porque sempre foi assim. No fim do ano as pessoas engordam e, para arrematar, depois vem as férias e aí a coisa piora. Os abusos seguem em frente e o mundo que se dane. Quem sabe a verdade da quaresma é que ela foi instituída para emagrecer.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.