Poluição visual

[Crônica de 27 de novembro de 1997] São Paulo não é famosa pelos cenários bonitos. Mesmo tendo uma praça do pôr do sol, a USP, o Ibirapuera e mais meia dúzia de lugares deslumbrantes, dentro da sua imensa área, eles não representam quase nada, apenas uma gota d’água no imenso…

Continuar lendo

Cachorros ferozes

Faz pouco tempo, o Brasil foi sacudido com a notícia de um ataque de três cachorros ferozes que feriram seriamente uma senhora. Se o ataque foi feito pelos três cães, e foi, a culpa não pode ser imputada a eles. Os três são da raça pitbull, sabidamente violenta e capaz…

Continuar lendo

O concerto inusitado

[Crônica de 21 de outubro de 2002] A primeira música clássica que eu me lembro de ter ouvido, que marcou minha infância e até hoje me dá um prazer imenso ouvir foi Pedro e o Lobo. Nos almoços de sábado, meu pai colocava o disco long play na sua moderníssima…

Continuar lendo

Ciclos

[Crônica de 5 de março de 1999] Primeiro foram as capivaras que chegaram a São Paulo vindas em bandos, subindo os leitos dos rios, que, aqui, correm ao contrário do resto do mundo, descendo para o interior. Assim, as capivaras primeiro desceram os rios afluentes do Tietê, para então subirem…

Continuar lendo

No rumo da loucura

[Crônica de 6 de junho de 2006] Existem várias formas de uma pessoa ficar louca. Algumas boas, outras nem tanto. E algumas verdadeiramente desastrosas, doídas e cruéis, como se pode ver em filmes de todas as origens, porque na vida real elas não acontecem. Eu estou ficando louco de uma…

Continuar lendo

Contradições da incompetência

Pode parecer coisa de maluco, mas não é. É a CET em ação. Em ação cotidiana, que te atrapalha e atrapalha a cidade, com gargalos fechando o trânsito muito além do que seria razoável fechar, se do outro lado houvesse competência operacional.  Como não tem, a conta é nossa. Na…

Continuar lendo

Seu aniversário

[Crônica de 14 de outubro de 2013] As jabuticabeiras estão carregadas. As frutas se espalham escuras pelos galhos. De alto a baixo as árvores estão cobertas de bolas escuras que atraem as abelhas e os sabiás. Elas se espalham pelo tronco, pelos galhos que saem dele e pelos mais finos,…

Continuar lendo

A volta dos pernilongos

Tem gente que não se importa, tem os que têm pena, tem os que deixam pra lá porque não tem o que fazer e tem os que enfrentam o desafio e se pegam com eles em lutas heroicas, que podem se estender por boa parte da noite, nem sempre com…

Continuar lendo

Simplesmente não tem jeito

[Crônica de 21 de outubro de 2013] As ciclofaixas foram criadas para os ciclistas pedalarem em segurança, livres do risco de um acidente com um veículo maior, no qual invariavelmente levam a pior. Ideia inteligente, que deu certo e se espalhou pelo Brasil. Com todos os seus problemas, especialmente os…

Continuar lendo

Redundância

[Crônica de 27 de julho de 2005] Dizer que eu amo as flores é reforçar o que eu digo desde outubro de 1992, quando comecei escrever as “Crônicas da Cidade” e levá-las ao ar pela rádio Eldorado. Mais que isso, é voltar no tempo, para a época em que me…

Continuar lendo