Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pastel é assunto sério

Meu tio Lula dizia que se o céu existe – o que ele tinha algumas dúvidas – então o néctar é chope e a ambrosia é pizza.

Há muita verdade na afirmação. Não tem muita coisa melhor de se comer do que uma pizza bem-feita. Da mesma forma que não tem muita coisa melhor para se beber do que um chope gelado. Melhor do que um, só dois, ainda mais se a pizza da hora for Margherita ou calabresa.

É matéria transcendental, composta de pressupostos bíblicos indiscutíveis, como a possibilidade de todas as possibilidades serem possíveis nos milagres dos santos.

Mas há divergências, há divergências… Não quanto ao chope – este é unanimidade -, mas quanto à pizza.

Tem louco que diz que a ambrosia é nhoque. Não bastasse a heresia, a afirmação mostra absoluto desconhecimento da origem das coisas.

Nhoque não pode ser ambrosia porque nhoque não existe. Como transformar a comida dos deuses em algo que não existe? Não é possível e quem tentar a empreitada corre o risco de ser sumariamente fulminado pelo raio de Zeus ou o martelo de Thor.

Mas tem quem diga que a ambrosia é pastel e aí a discussão ganha cores dramáticas, porque coloca na mesa não a gula, mas dois pesos pesados do prazer indizível de uma maravilhosa refeição.

Durante muitos anos, especialmente enquanto tio Lula foi vivo, apoiei sua posição. Chope era néctar e ambrosia era pizza.

Mas vamos vivendo, vamos experimentando, vamos vendo e hoje, honestamente, estou propenso a apoiar os que garantem que a ambrosia é pastel. Como prova irrefutável, jogo no prato os pastéis da Helena, cozinheira do poeta Paulo Bomfim. Se eles não são a comida dos deuses, então tem algo errado no Paraíso.

Ouça esse conteúdo:

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.