Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uma multa alucinada

Um amigo me mostrou uma multa e me contou uma história que escancara a absoluta insanidade do trabalho da CET e de seus agentes.

A multa foi lavrada no fim de novembro de 2018, no final da tarde, e tem graduação média. A infração cometida foi “deixar de deslocar com antecedência o veículo para faixa mais à direita quando for manobrar”.

Confesso que eu, e provavelmente a maioria dos brasileiros, não temos capacidade de entender o que isso quer dizer. Não faz o menor sentido, até porque, se tiver, cai na subjetividade do marronzinho achar ou não que a manobra foi arriscada porque o motorista só mudou para a faixa mais à direita quando o marronzinho achou que a antecedência não foi respeitada.

O que quer dizer isso? Não sei, ou melhor, fiquei sabendo quando meu amigo traduziu a multa, explicando os fatos.

Era um fim de tarde, depois do acidente com o viaduto da Marginal Pinheiros. O trânsito estava uma loucura, grande parte porque a CET, dentro de sua proverbial incompetência, tinha fechado as entradas para a pista expressa. Falha que ela mesmo, reconhecendo a incompetência, corrigiu, abrindo as entradas alguns dias depois.

Você pode se interessar:

Naquele momento, as entradas estavam fechadas e meu amigo estava há mais de 40 minutos se arrastando pela pista local.

Seu destino era a Euzébio Matoso, mas, ao ver o trânsito à sua frente, decidiu sair numa das ruas que desembocam na Marginal depois da Ponte de Cidade Jardim.

Ele realmente não estava na pista da direita, mas como o trânsito estava parado, deu seta e foi, lentamente, mudando de faixa com a anuência dos outros motoristas, até entrar na rua. Foi aí que ele viu o marronzinho com o bloco na mão. A pergunta é: quem acaba com a CET?

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Ouça esse conteúdo:

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.