Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A soma de todos

Alguns dias são mais especiais do que outros. Não falo dos dias em que coisas especiais acontecem nas nossas vidas. Falo apenas de certos dias que nascem com uma atmosfera especial, diferente da rotina da estação. Se é que se pode falar em rotina quando falamos de algo tão único como os dias.

É verdade, não há dois dias iguais, nem mesmo semelhantes. Não há como dizer que hoje foi parecido com ontem.

Há tantas nuances que separam e individualizam os dois que não tem como dizer que foram semelhantes.

Leia também: Nada como o céu de outono

Ainda que nos dois o sol brilhe, a temperatura fique amena, o vento passe com a intensidade das brisas, ainda assim haverá diferenças que os tornam essencialmente únicos, não só para os meteorologistas, mas para quem vive em áreas afastadas uma da outra.

Os dias de outono têm características próprias que os distinguem dos dias das outras estações. Quem sabe a mais marcante seja a cor do céu, de dia e de noite. O seu azul é límpido e profundo. A noite é transparente e as estralas brilham mais forte.

Leia também: Os resedás e a beleza

Também têm as flores de outono. Ainda que em extinção, o capim gordura insiste em tomar as encostas de alguns morros e cobrir tudo com seu bordô homogêneo que transforma a paisagem e cria um quadro de ficção científica. Se no meio do campo houver uma paineira florida, é o espírito de meu tio Alfredo saudando a vida que se perpetua.

Algumas manhãs nascem de outro jeito. O cheiro do ar, a cor do céu, a brisa, o voo dos pássaros, as flores e a transparência do horizonte chamam para uma viagem cósmica feita dentro da gente. Aproveite! não acontece muitas vezes…

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.