Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

50 anos atrás o homem chegou na lua

Há cinquenta anos, o homem desceu na lua. Eu assisti pela televisão. Foi mais difícil conseguir a imagem em Louveira do que a NASA alunar o módulo e permitir que o astronauta norte-americano, Neil Armstrong, descesse no satélite da Terra.

Em julho de 1969, estávamos de férias na fazenda de Louveira. E Louveira não era famosa pela imagem captada pelos televisores da época, máquinas com telas pequenas, que transmitiam em branco e preto, invariavelmente com fantasmas e chuviscos distorcendo a imagem.

Como o nome diz, fantasmas eram sombras das imagens e eles podiam ser tão fortes que impediam de ver a cena ou confundir o que os personagens estavam fazendo. Não eram uma exclusividade de Louveira. A imagem da Globo no Pacaembu era trágica, mas, em julho de 1969, o problema tinha que ser solucionado lá, sob risco de não vermos o homem descer na lua porque a imagem na televisão da fazenda era um borrão.

Leia também: A hora e a vez do daqui a pouco

O jeito foi instalar um mastro no telhado da casa da sede e colocar a antena no seu topo. A imagem não ficou nenhuma maravilha, mas, entre chuvisco e fantasmas, deu para ver Neil Armstrong pisar na lua.

Foi um momento importante. Mesmo nós, na época, meninos, sentimos a gravidade do que estava acontecendo e sabíamos que a humanidade tinha dado um passo enorme na rota de seu progresso.

No dia seguinte, o administrador da fazenda perguntou para meu tio Paulo por que os americanos não tinham ido na lua cheia. Afinal, seria muito mais fácil acertar a lua.

Leia também: O fim do mundo está próximo?

E o maitre do restaurante do Iate Clube, no Guarujá, não acreditava que o homem tivesse chegado lá. Ele dizia que tinha assistido Flash Gordon demais para saber que era tudo mentirinha.

O tempo passa. Faz cinquenta anos. E continua sendo maravilhoso.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.