Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

João Gilberto

Quem ouve a maioria dos cantores atuais e compara com João Gilberto, com certeza terá um problema sério para continuar achando que boa parte dos cantores de hoje são realmente cantores.

A diferença é tão gritante que não dá para começar a enumerar onde a coisa pega ou por que a coisa pega. Não tem ponto de convergência que permita começar a comparação.

Como diria o locutor esportivo: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

No caso, João Gilberto fazia música e os cantores atuais, comparados com ele, fazem alguma coisa parecida com música, mas que não é música.

Leia também: Eu não tenho saudades, tenho boas lembranças

João Gilberto não era simpático, ou melhor, era, mas quando queria. Se as coisas não fluíssem exatamente como ele queria, podia parar tudo, reclamar e até se levantar e ir embora.

Mas João Gilberto era o gênio, a perfeição, um jeito novo de fazer diferente o que sempre fora feito do mesmo jeito. Um som especial, que não privilegiava a gritaria, nem os metais em ritmo de marcha militar.

João Gilberto era o próximo, o cantado baixo, a música suave, o carinho e a ternura com o ritmo, a letra a música.

Eu estou longe de entender de música. Sou desafinado, não tenho ouvido, não percebo as notas, nem sei como elas funcionam.

Leia também: Zé Nogueira partiu

Mas não me canso de ouvir João Gilberto. De “Chega de saudade” para fora, ele é único na forma de trabalhar a música. É único na capacidade de fazer alguma coisa única que alguns acham que é fácil, mas que ninguém faz como ele.

João Gilberto e Tom Jobim deram dimensão internacional à música brasileira. Fizeram dela algo refinado, diferente, capaz de hipnotizar os maiores músico do planeta. Pena que estejam escondidos.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.