Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os sabiás desembestaram

 

Não sei se é porque a concorrência está feroz e a luta dura e desigual, o fato é que os sabiás estão completamente desembestados, piando ao mesmo tempo, a partir de duas e meia ou três horas da manhã.

Não é um pio amável, calmo, prometendo carinho e compreensão. São pios desesperados, verdadeiros gritos de socorro, ou ameaças aos outros sabiás que também estão piando alto, no mesmo tom e com a mesma mensagem.

Leia também: Os Sabiás

Deus fez os sabiás diferentes e mandou o coronel Colt dos sabiás para torna-los iguais. Em luta de macho, pode mais quem grita menos, ou não, dependendo do macho a coisa acaba no grito mesmo.

Que sabiá é que sabiá ainda não está claro, o que não tem como não ser levada em conta é a piação noite a dentro. Numa toada crescente, como se dependesse da gritaria a seleção de futebol voltar a ser respeitada.

Tem gente que diz que é a anunciação de um novo milagre, a transposição das águas do Rio Amazonas para o rio São Francisco, ou coisa parecida.

Pode ser. Tudo pode ser, eu não sei o que é, ou por que é, o fato é que é, ou como diria um velho líder sindical: “que harará, harará, mesmo se agora não estiver hajando”.

Leia também: De carona na Clotilde

Quem sabe de si é o si. No caso, os “sis” são os sabiás piando a noite toda, na competição renhida pelas fêmeas, que, pelo jeito, fazem que vão, mas não vão, esperando até a último minuto para decidir com quem irão.

Nada de novo debaixo das estrelas, faz tempo que a luta é essa mesma, o que varia são os atores. Se no caso a gritaria envolve os sabiás, poderia ser com elefantes, cachalotes ou formigas tanajura.

O importante é vencer, chegar lá e conseguir a fêmea com quem acasalar, depois fazer o ninho e esperar os filhotes chegarem. 

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.