Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os anjos existem

 

Os anjos existem, mas estão fora de moda. Imagine um anjo dançando funk ou abaixando na boquinha da garrafa…

Imagine um anjo chantageando um jogador de futebol ou um cantor de sertanejo universitário… Imagine um anjo vendo as loucuras dos dias de hoje… A única coisa que ele faria seria sair correndo, voar para o céu e se esconder atrás da macieira da qual Eva roubou a maçã, o que complicou a vida do ser humano em cima da Terra.

Pode mais quem chora menos. Nem o Arcanjo Gabriel com sua espada flamejante teria chance num confronto moderno.

Leia também: É assim porque é assim

O que ele faria contra um AK47 ou uma HK de 14 tiros? Como ele se esconderia de um AR15 com pente de mais de cem balas?

Os tempos estão bicudos para homens e anjos. Parece que os santos ainda podem se sair bem, mas se forem cuidadosos na aproximação e se fizerem tudo de forma discreta e sem chamar atenção.

Um santo teria poucas chances se sua santidade fosse descoberta por um soldado de qualquer organização guerrilheira, para não falar nos terroristas à esquerda ou à direita que matam com a tranquilidade com que uma camponesa suíça ordenha suas vacas de manhã cedo.

Leia também: Certas manhãs

As forças celestes são imortais, mas essa imortalidade não foi testada diante das armas modernas, capazes de disparar mais de mil balas explosivas por minuto e de derrubar helicópteros.

Nunca enfrentaram mais do que as forças do mal, na época em que o mal lutava com tridentes e espadas. Agora é diferente. O mal está mais bem armado do que o bem e mesmo o bem, às vezes, fica com jeito de mal, criando enorme confusão nas pessoas que acreditam nas redes sociais.

Em algum momento, vai dar um curto-circuito cósmico e o bem voltará a ser bem com cara e jeito de bem, e o mal será mal e perderá, mas, até lá, os anjos preferem ser cuidadosos.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.