Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Cinza paulistano

Tem uma cor de dia que pode ser definida como cinza paulistano. É um tom de cinza único, só encontrável no céu desta cidade e que não se confunde com nenhum outro, por mais cinza e triste que o cinza seja.

O cinza paulistano vai além de ser simplesmente cinza. Ele exige uma névoa que é um misto de poluição e antecipação de garoa, com nuvens altas que tapam o sol e uma garoa intermitente, que às vezes se transforma numa chuva fraca.

Não é um desenho simples e muito menos fácil de conseguir. Por isso é típico da cidade de São Paulo e não se repete em nenhum outro lugar do planeta.

Quem sabe possa haver algo parecido em determinados dias de outono nas cidades de Hamburgo e Londres. Mas são semelhanças dessemelhantes e só a saudade de São Paulo permite alguma confusão.

São cinzas diferentes. Ainda que sendo tristes e mais ou menos depressivos. A composição dos cenários, as nuvens, a poluição, a transparência do ar e o ritmo da garoa, em conjunto, não dão o mesmo resultado.

Cada céu é único. Por isso não há como exportar o nosso para eles ou importar os deles para cá. Não passa. Não entra. Não é igual.

O cinza paulistano pega pesado, não só na tristeza da cor, mas, antes de tudo no frio fino que vem junto e que dói nos ossos, ainda que a cidade não sendo mais a terra da garoa.

Tudo muda. O clima de São Paulo mudou muito nos últimos anos. Seja pelo aquecimento global, seja pelas loucuras cometidas pelo ser humano a cidade não tem mais a garoa constante que foi sua marca registrada. Mas quando o cinza paulistano entra, o passado volta com ele.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.