Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O bairro das palmeiras

O Butantã poderia ter outro nome, sem que perdesse o referencial do bairro. Localizado nas várzeas do Pinheiros e cortado pelo Pirajussara, é área de enchente, tendo sido palco de grandes eventos até alguns anos atrás.

Formado por terreno baixo em relação à calha dos rios, no verão parte de suas terras alagavam ou inundavam, dependendo da zona.
Mas não é isso que faz o Butantã um bairro com traço próprio, capaz de criar a diferença entre ele e outros bairros da cidade.

O que faz a diferença são as palmeiras.

Alguém poderia dizer que existiam palmeiras nos outros bairros também. Afinal Piratininga era pródigo na distribuição da flora. Pelo planalto se espalhavam florestas e campos, com todos os tipos de plantas se misturando, cada uma no seu ambiente.

É verdade, tanto que um dos símbolos do “Projeto Pomar” é uma palmeira típica da região, a “palmeira jerivá”.

Evidentemente, o Butantã não é exceção à regra, e tinha seus pés de jerivás espalhados pelas terras terminando no rio Pinheiros.

Mas o que diferencia o bairro não são as jerivás, e sim a enorme variedade de outros tipos palmeiras, brasileiras e trazidas de fora, que enfeitam os jardins de suas casas.

Palmeiras grandes e pequenas, desde as nobres palmeiras imperiais, espremidas nos terrenos mirrados para seu porte, passando pelas reais e por palmeiras australianas, o Butantã tem de tudo.

E as palmeiras deixam o bairro mais belo. Além disso, servem de coxo para aves de todos os tipos, cores e tamanhos, entre elas centenas de periquitos

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.